Alessandro Casser
09 Maio 2023
A situação econômica atual exige cada vez mais que empresas ofertem a seus clientes formas variadas de pagamentos, uma delas é o crediário. Ao oferecer essa possibilidade de compra, você pode facilitar e muito suas vendas, gerando um benefício tanto para seu estabelecimento, quanto para o consumidor.
Entretanto, essa modalidade de pagamento oferece riscos, como por exemplo, o de inadimplência. Para evitar problemas, é preciso que você, empresário, conheça algumas medidas que você pode adotar para proteger o seu negócio contra calotes.
Conheça algumas delas:
Verificação de crédito: Antes de conceder crédito a um cliente, é interessante realizar uma verificação de crédito para avaliar o histórico financeiro do cliente. Isso pode ser feito por meio de agências de crédito ou serviços especializados em análise de crédito.
Contrato de crédito: Você pode elaborar um contrato de crédito junto a sua assessoria jurídica, estabelencendo termos e condições do financiamento, bem como prazos, juros e multas por atraso no pagamento. O contrato deve ser assinado pelo cliente antes da concessão do crédito.
Limite de crédito: Essa alternativa visa estabelecer um limite de crédito para cada cliente, com base em sua capacidade de pagamento. Esse limite pode ser ajustado de acordo com o histórico de pagamentos do cliente.
Monitoramento de pagamentos: Para evitar calotes, é de suma importância monitorar os pagamentos dos clientes de perto, a fim de identificar rapidamente qualquer atraso ou inadimplência. Isso permite que o estabelecimento tome medidas imediatas para recuperar a dívida ou evitar perdas maiores. Quanto mais eficiente for esse processo, maior a facilidade em repassar as informações para que sua assessoria jurídica possa agir rapidamente, de forma a evitar mais prejuízos.
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